domingo, 13 de setembro de 2009

Juan Luis Guerra



A principal categoria do Grammy Latino cristão, em 2005 foi para o primeiro CD gospel de JUAN LUIS GUERRA, “Para ti”.


Este fato, inclusive, que deu ainda mais destaque ao prêmio de música cristã, uma vez que, JUAN LUIS GUERRA já conquistou há muito tempo o respeito de todo o público e produtores musicais da América Latina, inclusive do Brasil (quem jura que não sabe quem ele é, já se pegou cantando alguma vez na vida “Borbulhas de amor” versão de Fagner).



Juan Luis Guerra Seijas nasceu em Santo Domingo (República Dominicana) em 7 de junho de 1957. Durante a infância, Guerra animava as festinhas da escola como cantor, com músicas sentimentais.


Ao concluir a faculdade, cursou um ano de Filosofia e Literatura na Universidade Autônoma de Santo Domingo, em seguida, decidiu que a música seria sua vocação e se mudou para o Conservatório Nacional da Música, onde terminou seus estudos.

Ao concluí-los, Guerra foi estudar composição e arranjos na Berklee College of Music, em Boston (Estados Unidos). Depois de voltar para seu país, trabalhou compondo jingles publicitários para a TV dominicana. Montou a banda “4.40” e gravou seu primeiro álbum (“Soplando”) em 1984.

Em 1985, assinou seu primeiro contrato com a gravadora Karen Records, o que lhe trouxe uma mudança radical em seu estilo musical, voltando-se para o merengue em sua versão comercial passando a apresentar-se como “Juan Luis Guerra e 4.40”.

Em 1990, com “Bachata Rosa” (seu primeiro álbum editado em CD) vendeu 5 milhões de cópias e atingiu o ápice de sua fama. Em 1991, criou a “Fundação 440” – atual “Fundação Juan Luis Guerra” – com o objetivo de ajudar crianças carentes.


Em 1995, Guerra saiu de circuito temporariamente, após seu concerto em San Juan (Porto Rico), em junho de 1995, e empreendeu uma nova faceta: fundou uma emissora de rádio, a “Viva FM” e um canal de televisão, “Mango TV”, mediante os quais se propõe difundir os melhores talentos musicais de seu país.



Em 1996 aproximadamente, Juan Luis Guerra se converteu ao cristianismo e depois de quatro anos de um silêncio discográfico, do qual muitos pensavam não fosse voltar, o cantor apresentou seu trabalho “Ni es lo Mismo ni es Igual” (1998), com o qual ganhou três prêmios na primeira edição do Grammy Latino, em 2000.


Em 2005, recebeu o prêmio Billboard Espíritu de Esperanza pelo trabalho filantrópico à frente da fundação que leva seu nome.

Em fevereiro de 2006, foi convidado especial e cantou na abertura do concerto da legendária banda de rock The Rolling Stones, em San Juan (Porto Rico).

Já em 2007, recebeu o galardão de Excelência nos Prêmios Lo Nuestro, como reconhecimento de sua contribuição para a música latina.

Juan Luis Guerra, principal cantor, compositor e produtor musical da República Dominicana, é responsável pela renovação do tradicional ritmo do merengue. Juan nasceu em Santo Domingo, no dia 7 de junho de 1957.

O cantor e compositor dominicano Juan Luis Guerra é um grande colecionador de prêmios Grammy, cinco só em 2007. O dominicano Juan Luis Guerra arrasou na oitava edição do Grammy Latino, conquistando os cinco prêmios para os quais estava indicado e ainda sendo eleito a Pessoa do Ano por sua dedicação a tarefas humanitárias, aos mais necessitados da República Dominicana.

Juan dedicou o prêmio ao seu país, arrasado pela tempestade Noel no mês passado. O fenômeno causou a morte de 150 pessoas na ilha de Hispaniola.

"Nos últimos dias, passamos por momentos muito difíceis. Mas somos um povo forte e valente e, sobretudo, uma terra cheia de paz, glória e amor", afirmou.


O artista dominicano levou os prêmios de Gravação do Ano, Melhor Álbum de Merengue, Melhor Canção Tropical, Álbum do Ano e Canção do Ano, graças a La Llave de mi Coración. "Agradeço ao Senhor, meu salvador, e a todos os que tornaram possível este sonho", disse o artista, ao receber o Grammy de gravação do ano.


A busca por uma voz doce para cantar a faixa "Me Dê Seu Carinho", do álbum "La Llave de Mi Corazón", levou o cantor dominicano Juan Luis Guerra a escolher Tânia Mara para dividir os vocais com ele.


"Queria uma brasileira cantando comigo para facilitar a entrada do disco no mercado do Brasil. Quando me apresentaram Tânia, achei que a doçura de sua voz seria perfeita para cantar essa música, que é um bolero, uma balada", disse ele, que por aqui fez sucesso com "Romance Rosa" e "Borbulhas de Amor", essa última na voz de Fagner.

Guerra compôs a música para o seu segundo álbum "Bachata Rosa", de 1990. A faixa "Burbujas de Amor" também se tornou um grande sucesso no Brasil graças a versão em português do cantor cearense Fagner.

Em 2008, Guerra promoveu sua bonita canção "Sólo tengo ojos para tí". Além de sua turnê mundial “La Travesía”.

Em 2008 o cantor dominicano Juan Luis Guerra e seu grupo “4.40” realizaram shows musicais na Expo Zaragoza 2008. Guerra iniciou sua turnê “La Travesía”, passando por Zaragoza, Barcelona e Madri.

Nos shows o autor de "Ojalá que llueva café" surgiu no palco, descendo de um elevador e desembarcando de repente de seu avião quadrimotor, que aparecia nos telões do Anfiteatro. As primeiras canções, mais lentas, deram caminho para as mais movimentadas como "Woman del Callao" e "Bachata Rosa".

Guerra aproveitou o momento para passar sua mensagem evangelizadora, já que há alguns anos abraçou a religião evangélica e aproveita todas as oportunidades que seus shows lhe dão para enviar mensagens de fé. Em meio às notas de suas canções "Buscando visa para un sueño" e "El costo de la vida", o artista manteve sua qualidade e o calor costumeiros.

A enorme banda - nada menos que 18 integrantes, incluindo o cantor – e perfeitamente compenetrada, contribuiu para que o show ficasse completo e que o público pudesse dançar ao som da bachata (cantos populares da Rep. Dominicana) e do merengue de um dos dominicanos mais internacionais.

Com gente de todas as idades, o público multifacetado retribuiu e dançou durante duas horas ao som da magia de Guerra, que está apresentando o premiado trabalho “La llave de mi corazón”, vencedor de seis prêmios Grammy Latino.


A noite em que Guerra encheu de paz o ambiente com bachatas e merengues, sem dúvida, ficará na história.

Esse vídeo é muito emocionante e a história que envolve estas cenas são de arrepiar! Vamos a história: "Um ex-militar norte-americano, abandonado pela mulher e pai de um jovem com paralisia cerebral, descobre um dia que o seu filho tinha uma atenção especial quando assistia na televisão a competições de triatlo. Como a alegria do jovem era imensa e embora já tivesse 58 anos (o pai), prometeu-lhe: NÓS VAMOS ESTAR LÁ PARA COMPETIR! E finalmente o grande dia chegou!


MI PADRE ME AMA - JUAN LUIS GUERRA
Mi Padre me ama tanto que
su hijo dio por mí
por siempre las gracias le daré
me ha dado su espíritu y verdad
bendito mi Señor
a su lado nada temeré, y cantaré

Mi Padre me ama tanto
Él me ama tanto
su amor es eterno y santo
eterno y santo
tan grande que no puedo entender
no puedo entenderlo

Me viste de ropa fina
me anhela y me dio su vida
gloria, aleluya, Padre fiel

Mi Padre me ama tanto que
soy su heredero
me ha dado su nombre y su poder
me viste de gloria y de bondad,
bendito mi Señor
mi Dios por siempre salvaré
y cantaré

Mi Padre me ama tanto
Él me ama tanto
su amor es eterno y santo
eterno y santo
tan grande que no puedo entender
no puedo entenderlo

Me viste de ropa fina
me anhela y me dio su vida
gloria, aleluya, Padre fiel

Oh, gracias siempre...

Su amor nunca cambia
nunca cambia
su amor es benigno y tierno
que todo lo puede y es eterno
gloria, Amén

Mi Padre me ama tanto
Él me ama tanto
su amor es eterno y santo
eterno y santo
tan grande que no puedo entender
no puedo entenderlo

Me viste de ropa fina
me anhela y me dio su vida
gloria, aleluya, Padre fiel

Juan Luis Guerra

Nenhum comentário: